SÍMBOLO DA ANDDIHTS

SÍMBOLO DA ANDDIHTS

QUESTÃO DE OPINIÃO !

Prezados(as) leitores(as), a partir da próxima semana estaremos publicando a opinião dos Leitores sobre temas específicos ligados a Segurança Pública. Divulgaremos o tema na sexta-feira e os interessados devem envias seus artigos ou opiniões sobre o assunto até a terça-feira da semana posterior, a Direção da ANDDIHTS vai selecionar um texto e publicá-lo na quarta-feira.

As opiniões e artigos devem ser encaminhados para o e-mail anddihts.ong@gmail.com

quinta-feira, 1 de abril de 2010

PARABÉNS GOVERNADORA !


Esse tipo de ação é apoiada sem restrição pela ANDDIHTS, precisamos fortalecer as entidade de suporte das políticas de segurança pública, esperemos que os menores am conflito com a lei também tenham suas entidades de retaguarda fortalecidas com a construção de novos espaços e contração de técnicos.



 Governadora inaugura espaço para mulheres vítimas de violência


Ana Júlia disse que fez questão de estar presente na solenidade, que a fez lembrar as lutas e atividades que pleiteava quando integrava o movimento das mulheres.


O atendimento especializado vai funcionar na Cidade Velha.A governadora Ana Júlia Carepa entregou ontem no bairro da Cidade Velha, em Belém, um espaço especializado para o atendimento de mulheres vítimas de violência. Foram entregues também 18 veículos que atenderão defensorias da capital e interior.

Carepa anunciou ainda a convocação de mais dez defensores públicos, dos 29 aprovados no último concurso.

"Podem procurar amanhã no Diário Oficial do Estado o chamamento de mais dez novos defensores públicos", disse a governadora Ana Júlia, que avaliou como ousada sua decisão. "Tinha prometido chamar, paulatinamente, os aprovados no concurso da Defensoria. Mas, dentro do intervalo de um ano, já chamei 143 e agora convoco mais dez", contabilizou Ana Júlia.


A decisão foi comemorada por juízes, defensores, promotores, advogados, líderes de movimento de mulheres, autoridades políticas e por populares que participaram da inauguração do Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher (NEAM), o primeiro do Pará, que já tem outros núcleos especializados no atendimento de crianças e adolescentes, defensoria agrária, entre outras áreas.

Ana Júlia, que fez questão de estar presente na solenidade, conta que o fez por lembrar das lutas e atividades que pleiteava quando integrava o movimento das mulheres. "Me orgulho de ser uma das fundadoras do Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade, o MMCC. Por isso reconheço o trabalho de muitas mulheres que estão aqui", contou a governadora, afirmando reconhecer a importância de espaços como Núcleo, os Centros Maria do Pará e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), criados para o atendimento de vítimas de violência, seja física, moral ou sexual. "Mas ficarei mais feliz quando não tivermos mais que criar espaços como esse, no dia em que a violência contra a mulher não mais existir", disse.
RESGATE DA DIGNIDADE

"Não estamos inaugurando apenas um prédio. Estamos inaugurando uma nova concepção e cultura de atendimento à mulher. Antes os profissionais não tinham a compreensão que os novos defensores de hoje têm. É uma vitória não só para as mulheres de movimentos, mas para toda a sociedade", declarou Nilde Souza, representante do fórum das mulheres.

Para Maria do Carmo Saraiva, "hoje se vê um sonho que se torna realidade. Nós lutamos muito por isso, e agora está aqui, para todas nós buscarmos atendimento voltado para o nosso gênero", disse a representante do movimento das mulheres.

Arleth Guimarães, coordenadora no NEAM, agradeceu por aqueles que colaboraram e lutaram pelo resgate da dignidade da mulher e criaram o NEAM, como Antônio Cardoso, defensor Geral do Pará. "Esse novo tempo não aconteceria não fosse a vontade política da governadora Ana Júlia Carepa", reconheceu a coordenadora, do NEAM, que está equipado com 10 salas, entre espaços para defensores públicos, atendimento da equipe multidisciplinar e área administrativa. Antes, o prédio, localizado na Cidade Velha, abrigava a sede do Ipasep.

A deputada estadual Bernadete Ten Caten parabenizou a governadora Ana Júlia por várias políticas voltadas às mulheres, mas destacou especial atenção dada pela governadora no ano de 2010. Segundo a deputada, Marabá antes contava com um único defensor público, hoje esse número subiu para nove.

"No início do mês (de março), a senhora lançou o I Plano Estadual de Políticas para as Mulheres; construiu e inaugurou vários Centros Maria do Pará tanto na capital, como no interior e agora temos esse prédio aqui na capital paraense", enumerou Bernadete.

"Aqui estou deputada, mas sou defensora pública de coração e de alma. Esse é o meu órgão, foi aqui que escolhi para exercer minha dedicação. Foi em espaços como esse que aprendi a atender os legalmente necessitados de acordo com o que diz a Constituição", declarou a deputada estadual Regina Barata, que também participou na inauguração do Núcleo.

Além de uma instituição de atendimento especializado, o governo do estado também oferece maior número de ferramentas, para que o trabalho das defensorias seja otimizado e que a população seja melhor atendida. Só nesta gestão, já foram adquiridos 26 novos veículos. "Os veículos vão dar maior qualidade no atendimento às vítimas", garantiu o defensor público geral do Estado, Antônio Cardoso, destacando que serão priorizadas as cidades com menor índice de desenvolvimento humano (IDH).

Maria da Graça Lago, chefa da 2ª Regional da Defensoria Pública, em Castanhal, recebeu das mãos da governadora Ana Júlia, as chaves do veículo que a regional de Castanhal vai receber, onde 6 defensores públicos atendem às demandas de 13 municípios circunvizinhos. Os demais 17 veículos entregues na manhã de hoje (31), atenderão, além de Castanhal, às Defensorias em Abetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Breves, Capanema, Marabá, Paragominas, Redenção, Santarém e Tucuruí.


Fonte: Portal do Governo do Estado

Data: 1/4/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário